Ações de prevenção ao câncer devem atingir mais de 200 mil pessoas no AM

By -
A adoção de hábitos saudáveis reforçam a prevenção ao câncer

A adoção de hábitos saudáveis reforçam a prevenção ao câncer

A programação voltada à conscientização e prevenção do câncer, a ser desenvolvida pela Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), este ano, deve atingir diretamente, pelo menos, 200 mil pessoas no Estado, com ações voltadas para a capital e o interior, conforme dados do Departamento de Prevenção e Controle do Câncer (DPCC) da instituição. “Contudo, este número pode ser bem maior se as ações contarem com o engajamento e o apoio da sociedade”, informou o diretor-presidente da instituição, Edson de Oliveira Andrade.

De acordo com a chefe do DPCC e coordenadora de atenção oncológica do Estado, enfermeira Marília Muniz, a ideia é fortalecer as campanhas educativas, chamando cada vez mais a atenção da população para a importância da adoção de hábitos saudáveis que reforcem a prevenção ao câncer.

Esse número pode ser bem maior se as ações contarem com o engajamento e o apoio da sociedade, segundo Edson Andrade

Esse número pode ser bem maior se as ações contarem com o engajamento e o apoio da sociedade, segundo Edson Andrade

“Pretendemos alertar a população sobre os fatores externos de risco do câncer, principalmente, no que diz respeito ao tabagismo, ao HPV (Papilloma Vírus) – principal responsável pela ocorrência de neoplasias malignas no colo uterino no mundo –, entre outros, reduzindo assim a mortalidade e incidência da doença no Amazonas. Para tanto, apostaremos na ampliação das campanhas educativas”, destacou.

Entre as ações programadas para 2014, está a alusiva ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março em todo o País, e cuja a agenda de atividades já está sendo elaborada. Estão confirmadas ações em frente ao Mercado Municipal Adolpho Lisboa (Centro de Manaus), no horário da manhã, com distribuição de flores naturais e kits educativos com informações sobre os principais tipos de câncer incidentes no Amazonas; e na sexta-feira que antecede a data, haverá visita aos leitos da FCecon por uma equipe de profissionais do DPCC, no intuito de promover a sensibilização de pacientes em tratamento na unidade hospitalar e acompanhantes.

"Pretendemos alertar a população sobre os fatores externos de risco do câncer", destacou Marília Muniz

“Pretendemos alertar a população sobre os fatores externos de risco do câncer”, destacou Marília Muniz

Ainda na sexta-feira, em frente à sede da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), órgão ao qual a FCecon é vinculado, uma ação em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), levará uma carreta da mulher ao local – avenida André Araújo, Aleixo -, para a realização de exames de mamografia e coleta de preventivo em mulheres que passarem pelo local. Outras atividades devem ser confirmadas na semana do evento.

Redação