Ações de alimentos lideram atendimentos da Defensoria Pública em Itacoatiara

By -

defensoria-itinerante-itacoatiara 01A maior parte dos atendimentos realizados no projeto “Defensoria Mais Perto da Família” em Itacoatiara é para pedidos e revisão de pagamento de pensão alimentícia. Em dois dias da ação itinerante da Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM) no município (a 176 quilômetros de Manaus em linha reta), foram realizados 448 atendimentos, mais da metade relacionados à ação de alimentos, seguidas de divórcio, entre outros nas áreas de Família e Registros Públicos.A grande procura por atendimento da DPE-AM em Itacoatiara, segundo o defensor público geral em exercício, Antônio Cavalcante de Albuquerque Júnior, demonstra a existência de uma demanda reprimida pelos serviços da instituição, que tem realizado ações itinerantes para minimizar a carência de defensores públicos no interior do Estado. Em Itacoatiara, a equipe de três defensoras públicas que atuam na comarca ganhou reforço de mais seis defensores públicos para a ação itinerante que iniciou na segunda-feira, dia 1⁰ de agosto, e vai até quinta-feira.

defensoria-itinerante-itacoatiara 02Defensores Populares – Cinco alunos do curso de Formação de Defensores Populares, que está sendo oferecido pela DPE-AM para a população do interior do Estado, participam da ação especial de atendimento da Defensoria em Itacoatiara. As estudantes Terezinha Bezerra Teixeira, 36 anos, Adriana Barreto de Araújo, de 19 anos, e Juliana Soares de Carvalho, 34anos, participam da ação itinerante na triagem dos atendimentos, com orientação e verificação de documentos.

defensoria-itinerante-itacoatiara 03“É um grande aprendizado poder participar dessa ação porque vem agregar ao que já estamos aprendendo no curso de Defensores Populares”, disse Terezinha. Para Juliana Soares, ajudar e orientar na ação itinerante são um prazer. “Me identifiquei com o curso de Defensores Populares justamente porque é a oportunidade que tenho de ajudar o próximo. E vejo hoje isso aqui na prática”, afirmou. Ajudar a comunidade também é um dos objetivos de Adriane Barreto. “Quero levar o que estou aprendendo para a minha comunidade, ajudar as pessoas”, destacou.

Roberto Brasil