Ação Social no bairro Grande Vitoria é realizado pelos Amigos Solidários

By -

Amigos Solidarios GRANDE VITORIA blogdafloresta 5Da Redação – Uma ação social foi realizada neste sábado (20), na Escola Municipal Vicente Mendonça, bairro Grande Vitoria, zona leste de Manaus. Consultas jurídicas, psicológicas, palestras educativas, atenção da saúde, emprego, serviços de beleza, corte de cabelo, massoterapia, registro de identidade, dentre outros, foram oferecidos para a população.

O Diretor da Escola Vicente Mendonça, Francisco Sergio, agradeceu à Coordenadora do Projeto Amigos Solidários, Rosa Nobre de Camargo, pela ação social e disse “o poder público é muito difícil de chegar aqui, principalmente a atenção com a saúde”. Informou que uma pesquisa desta unidade indicou que 35% são mães que trabalham e o seus filhos ficam com os avós ou parentes, sendo este um dos problemas sociais. Explicou ainda, que outra dificuldade encarada pela escola é o da desnutrição nas crianças que hoje ganhou o respaldo da Prefeitura a traves do Projeto Mais Educação onde 125 alunos recebem café da manha, lanche e almoço.

Amigos Solidarios GRANDE VITORIA blogdafloresta 1Um pequeno posto de saúde atende apenas vacinação e esta comunidade não conta com a atenção adequada, pelo que precisa urgente a construção de uma UBS. “O bairro Grande Vitoria e considerado uma zona vermelha, mas contamos com apoio do comandante Marcelo Cruz da Policia Militar, Policia Civil, Conselho Tutelar e outras parceiras”, salientou o diretor da Escola Vicente Mendonça, unidade que atende 1.550 alunos, destacou também a aprovação desta pelo Governo Federal, mas reconhece que as matérias de português e matemáticas são as mais difíceis de aprender e ensinar.

O Pastor a Igreja Pentescostal Bíblica Plenitude de Deus, Marcio Figueiredo de Lima, expressou sua felicidade e agradecimento aos amigos solidários, pelos serviços prestados à comunidade e disse “nossa principal preocupação é atenção da saúde, pois as pessoas têm de deslocar-se de longe para serem atendidas, também a segurança é fundamental, devido aos assaltos nas primeiras horas, especialmente nas paradas de ônibus, precisamos transporte público, uma linha para atender a rota bairro centro, sao 35 mil famílias aqui na comunidade”

Amigos Solidarios GRANDE VITORIA blogdafloresta 4A Doutora da Clinica Visión, Taynah Miranda Leão, informou que o serviço oferecido foi de triagem para encaminhar as consultas, mas os casos apresentados foram de necessidade de óculos, piterismo (pessoas de 25 a 30 anos) e catarata (pessoas acima dos 60 anos). Alertou para o uso de óculos com proteção solar para os trabalhadores da agricultura e outros que estão expostos ao sol e podem adoecer desta patologia. Recomenda ainda a consulta regular com o oftalmologista uma vez ao ano.

Emprego e consultas juridicas foram procurados

A consultora de Recursos Humanos, Maria da Gloria da Silva, recebeu vários currículum e demandas de empregos para encaminhar às empresas parceiras, ela disse “com esta crise há muitas pessoas desempregadas, a maioria é de mulheres, destas 80% tem apenas formação básica (ensino fundamental)”. Ela orienta as pessoas que procurem estudar e se capacitar, pois as exigências do mercado são muitas e hoje as vagas são poucas “é um desafio encontrar uma vaga, é muita responsabilidade e as pessoas tem esperança”, salientou.

Amigos Solidarios GRANDE VITORIA blogdafloresta 3As consultas jurídicas foram atendidas pelo Dr. Renato Filgueiras que relatou que os casos são de pagamento da pensão alimentícia de menores e disse “os pais não cumprem com este compromisso, nem visitam seus filhos e assim se distanciam e viram as costas para a lei. O futuro da criança não é apenas responsabilidade do estado e sim da família, a falta da figura paterna irá ter consequências nessas crianças que não tem controle, nem segurança, nem determinação”. (Texto e Fotos: Mercedes Guzmán)

Mario Dantas