Ação social na Semana do Motorista

By -

amigos-solidarios-motoristas-blogdafloresta-1Nesta sexta feira (24) foi realizada uma ação social no clube Municipal, na Av. Torquato Tapajós, Flores, zona centro sul de Manaus, uma ação dirigida à saúde dos motoristas de ônibus e mototaxistas. Participaram do Projeto Amigos Solidários: o Detram, SMTU, os Institutos Cetam, Ingrid Guilherme, Semsa, Óticas Americanas, Mary Kay e funcionários das empresas de transporte Via Verde, Açaí, Especial e mototáxis.

amigos-solidarios-motoristas-blogdafloresta-2Houve a assistência em massoterapia, embelezamento, orientações de postura para os motoristas, higiene bucal, exercícios físicos, e outros serviços. A coordenadora Rosa Nobre de Camargo disse que o trabalho dos voluntários é importante na parceria com as campanhas educativas e valorizar o recurso humano que são os motoristas.

amigos-solidarios-motoristas-blogdafloresta-3Uma equipe de 45 estudantes do curso inicial do Cetam realizaram corte e escova nas pessoas que se fizeram presentes. Segundo o instrutor, Jeymerson Neves, as pessoas são capacitadas integralmente, isto significa saber atender o cliente e dar orientações sobre empreendedorismo.

amigos-solidarios-motoristas-blogdafloresta-8Campanha de educação no trânsito

A técnica em educação da Gerência de Educação do Trânsito, do Detram Am, Dehandina Monteiro acompanha a Semana do motorista e do motociclista, que é realizada em todo o Brasil, em parceria com o Governo Federal e outras instituições locais, com o objetivo de reduzir os acidentes. Ela chamou à atenção para que as pessoas que dirigem tenham habilitação, educação no trânsito e alertou para a lei seca em Manaus.

amigos-solidarios-motoristas-blogdafloresta-4Segundo a Chefe de Divisão de Atendimento Social da SMTU, Arleng Meneses da Silva, já são mais de 4 mil motoristas de transporte público, em Manaus, que recebem permanente capacitação no comportamento para melhorar o serviço que tenta minimizar a situação de estresse com o trabalho em que se encontram, também é realizada a fiscalização no cumprimento de horário

amigos-solidarios-motoristas-blogdafloresta-5O diretor da SMTU, Pedro Carvalho, disse que o evento foi em homenagem ao motorista e que se trata de incentivar o serviço a melhorar, pois é um trabalho estressante, a ideia é que os próximos motoristas possam ser habilitados com um curso onde a pessoa esteja preparada psicologicamente. “Os acidentes em Manaus, em sua maioria, são causados por erro humano, vários fatores contribuem à falta de atenção, o congestionamento, dentre tantos. Temos que estar cada vez mais preparados”, salientou.

amigos-solidarios-motoristas-blogdafloresta-6Dirija com responsabilidade e atenção

A campanha é uma orientação no sentido de que, quanto maior a velocidade, maior o risco e mais graves são os acidentes que ocorrem. É um alerta para as infrações mais frequentes em Manaus, estacionar em desacordo com a regulamentação da sinalização (idoso, deficiente etc.), dirigir veículo utilizando-se de fones nos ouvidos ou celular, estacionar em fila dupla, dentre outros.

amigos-solidarios-motoristas-blogdafloresta-7Segundo dados do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans) no período de 2012 a 2014, morreram 749 pessoas nas vias urbanas de Manaus e mais de 30 mil foram lesionadas em acidentes de trânsito. (Texto e Fotos: Mercedes Guzmán)

Roberto Brasil