Ação Social beneficia moradores do Mauazinho

By -

amigos-solidarios-mauazinho-blogdafloresta-1Da Redação – Uma ação social foi realizada neste sábado (29) na Escola Anísio Teixeira, Jardim Mauá, bairro Mauazinho, zona leste de Manaus, pelo Projeto Amigos Solidários e Secretária Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semash). Foram disponibilizados serviços de massoterapia, embelezamento, documentos (RG), psicóloga, nutricionista, fonoaudiólogo, odontóloga, bolsa família e palestras. Participaram as empresas Mari Kay, Óticas Americanas e o Instituto Ingrid Guilherme.

amigos-solidarios-mauazinho-blogdafloresta-02A Coordenadora do Projeto Amigos Solidários, Rosa Alice Nobre de Camargo, agradeceu aos profissionais, a diretora da Escola e destacou a parceria com a Semash pelos benefícios para a população.

A diretora da Escola Municipal Anísio Teixeira, Lisleids Rodrigues da Costa, disse “a equipe valoriza o ensino de qualidade, mesmo que cheguem crianças com defasagem, queremos incluir a todos”. Por conta deste trabalho junto à comunidade a escola ocupa o 15º lugar na avaliação da qualidade de ensino. A escola funciona num prédio locado e atende a 410 alunos no 1º ao 5º ano de três comunidades (Jardim Mauá, Parque Mauá e Mauzinho), as principais dificuldades são nas áreas de saúde, falta serviço de odontologia para as crianças que apresentam também infeções intestinais e transporte ainda deficiente.

amigos-solidarios-mauazinho-blogdafloresta-03“O sonho de contar com um prédio próprio e instalações mais confortáveis continua e iremos trabalhar junto à comunidade que é muito participativa, por enquanto pelo menos o serviço de manutenção, seria bom, pois temos salas com ar condicionado com defeito e na cozinha precisamos de reparos”, salientou a diretora.

Comunidades não têm acesso ao lazer e esporte

amigos-solidarios-mauazinho-blogdafloresta-04“A Constituição da República garante o direito ao esporte e lazer, no entanto aqui no Jardim Mauá isto não acontece, não temos serviço social, apenas contamos com um grupo de capoeira que funciona na escola, varias mulheres fazem aeróbica na minha casa e jogamos bola nos terrenos”, salientou o Presidente dos Moradores do Jardim Mauá, Luís Altierre.

Outras demandas são na área da saúde, pois a UBS não atende a demanda e conta apenas com um Professional para atender varias especialidades. “O transporte é uma sucata em Manaus. Já tivemos reuniões com a SMTU e Manaustrans para resolver o problema das linhas que atendem esta área. Existem pessoas que andam um quilômetro para pegar transporte”, salientou Altierre. (Texto e Fotos: Mercedes Guzmán)

Roberto Brasil