Ação integrada vai intensificar o combate aos acidentes de trânsito

By -
"Podemos aumentar o poder de fiscalização e contar com o suporte mútuo entre os órgãos", afirmou Paulo Henrique Martins

“Podemos aumentar o poder de fiscalização e contar com o suporte mútuo entre os órgãos”, afirmou Paulo Henrique Martins

Uma ação integrada para a redução dos acidentes de trânsito será lançada no próximo sábado, 5, com a participação de forças do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans), Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BaTran), Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM) e Polícia Rodoviária Federal (PRF-AM).  As estratégias foram traçadas nesta terça-feira, 1°, em reunião para acertar os detalhes da operação “Rodovida Cidades”, que ocorre pela primeira vez em Manaus.

A Prefeitura de Manaus, por meio do Manaustrans, empregará 36 agentes de trânsito na ação que será realizada conjuntamente com os efetivos do BaTran, PRF e Detran-AM. A Operação será realizada nas saídas e entradas da AM 010 (estrada que liga Manaus a Itacoatiara), Ponte do Rio Negro, Estrada do Puraquequara, BR 174 (Manaus – Boa Vista) e BR-319 (Manaus – Porto Velho). Além do contingente empregado, a ação integrada também contará com três guinchos plataforma, motocicletas e viaturas para fiscalização.

A ação tem como objetivo principal o combate às infrações relacionadas aos  acidentes que geralmente ocorrem nos períodos de datas festivas e feriados prolongados , como por exemplo,  excesso de velocidade, embriaguez ao volante, trafegar na  contramão de direção e dirigir falando ao  celular.

acao-contra-acidentes-manaustrans-2O diretor-presidente do Manaustrans, Paulo Henrique Martins, ressaltou que a meta da Prefeitura de Manaus é reduzir os acidentes de trânsito. “O prefeito Arthur Neto tem essa preocupação. Por isso  a ação conjunta cumprirá um importante papel para a redução dessas ocorrências.  Podemos aumentar o poder de fiscalização e contar com o suporte mútuo entre os órgãos, cada um dentro da sua competência legal”, afirmou Paulo Henrique.

De acordo com o chefe do Núcleo de Policiamento e Fiscalização da PRF/AM, Wirlley Menezes, esse modelo de fiscalização já vem sendo adotado em outros lugares do Brasil e no próximo feriado nacional prolongado ocorrerá pela primeira vez em Manaus, o que deve se repetir nas próximas datas que gerem aumento no fluxo de saída e entrada da cidade.

Roberto Brasil