Ação integrada retira 600 barracos da APA Tarumã

By -

apa-taruma-retirada01Uma nova ação de retirada foi realizada em um terreno situado na Área de Proteção Ambiental (APA) Tarumã, resultando na derrubada de, pelo menos, 600 barracos e no combate aos focos de queimadas na área. Essa foi a segunda ação de retirada realizada no local. A primeira aconteceu no último dia 6, quando foram retirados 250 barracos e armações.

apa-taruma-retirada02O trabalho foi coordenado pelo Grupo Integrado de Prevenção às Invasões em Áreas Públicas (Gipiap), que trabalha no monitoramento do terreno pertencente ao Governo do Estado. Investigações apontaram para a existência de um grupo que está comercializando de forma ilegal lotes no terreno, com suspeitas de envolvimento de presidiários nas negociações.

apa-taruma-retirada03As áreas demarcadas para comercialização estavam sendo vendidas por valores que variavam entre R$ 3 mil e R$ 25 mil, segundo informações dos próprios ocupantes dos lotes, que apresentaram recibos de pagamentos feitos ao grupo criminoso. A área está sendo monitorada 24 horas para impedir que os invasores retornem ao local.

apa-taruma-retirada04Na primeira retirada, oito pessoas foram detidas e encaminhadas à Delegacia Especializada em Meio Ambiente (Dema). Desta vez, não houve prisões. No total, 850 barracos já foram retirados desta área, somando as duas ações.

Roberto Brasil