Ação de manejo adequa arborização à iluminação a LED

By -
O trabalho é contínuo e vem realizado pelas equipes de corte e poda

O trabalho é contínuo e vem realizado pelas equipes de corte e poda

A Prefeitura de Manaus realizou na manhã deste sábado, 4, uma ação de manutenção da arborização na Avenida Umberto Calderaro (antiga Paraíba), visando adequar a nova iluminação a LED ao paisagismo da via. O trabalho foi realizado por meio das secretarias municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp), Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans) e Eletrobras Amazonas Energia. Além da adequação dos equipamentos urbanos ao paisagismo e a consequente otimização da iluminação pública, o manejo tem como finalidade também promover o equilíbrio e a melhoria do estado fitossanitário das árvores. Foram realizados serviços de redução da copa e retirada de galhos expandidos.

açao-de-manejo-semmas-led-04O trabalho foi acompanhado pelo secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Itamar de Oliveira Mar, que ressaltou a importância do manejo. “Este é um importante corredor viário da cidade e nossa ação integrada contribui para a melhoria da iluminação da cidade que vem ganhando em qualidade e eficiência com o trabalho de substituição das lâmpadas de vapor metálico pelas de LED, realizado pelo prefeito Arthur Virgilio Neto”. No total, até o início da tarde, já haviam sido realizados procedimentos de poda em 114 árvores, no trecho entre o Carrefour até a Passagem de Nível Antonio Silva, sendo 33 oitizeiros, 14 mangueiras, 20 ficus, 14 paus-pretinhos, 15 jutairanas, sete azeitoneiras, oito leucenas e uma sibipiruna.

açao-de-manejo-semmas-led-02De acordo com o gerente de Planejamento e Acompanhamento de Projetos da Semmas, Lucas Ourique, o trabalho é contínuo, realizado pelas equipes de corte e poda da Prefeitura de Manaus, atendendo  ao propósito de manter as árvores equilibradas e livres de parasitas. “Dessa maneira, estamos formando um corredor verde compatível com os equipamentos urbanos”, explicou ele. O trabalho de manejo da arborização vem sendo intensificado na cidade desde 2013, com mais de 10 mil procedimentos realizados.

Roberto Brasil