Ação de Cidadania na zona sul de Manaus

By -
O atendimento acontece das 8h às 17h

O atendimento acontece das 8h às 17h

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab) e do Posto Itinerante do Sine Amazonas, em parceria com a Secretaria de Assistência Social (Seas), realiza uma Ação de Cidadania na zona sul de Manaus, no próximo sábado, dia 18 de julho, a partir das 8 horas, no Centro de Convivência da Família André Araujo (rua 5, s/nº, conjunto Costa e Silva, Raiz).

No evento, os frequentadores do Centro de Convivência e comunidades adjacentes poderão solicitar a emissão da Carteira do Trabalho Digitalizada, realizar cadastro para emprego e agendamento para solicitar o seguro desemprego.

Para realizar o cadastramento para emprego, o cidadão deverá apresentar a carteira de trabalho (CTPS), identidade (RG), CPF, título de eleitor e caso possua o NIS/PIS/PASEP e também a carteira de habilitação. Não há necessidade de levar a xerox desses documentos.

A Carteira do Trabalho Digitalizada auxilia na realização de consultas sobre a vida profissional do trabalhador, como: saldo do fundo de garantia (FGTS), contagem do tempo de serviço, pagamento de abono salarial, além de que todo trabalhador terá seus dados profissionais registrados em um banco de dados do governo, onde estarão disponíveis informações de contratos de trabalho, que permitirá mais agilidade no pagamento de benefícios previdenciários e trabalhistas.

Para emissão da primeira ou segunda via da Carteira do Trabalho (CTPS), o interessado deve apresentar: Carteira de Identidade (CI), CPF, comprovante de residência, Titulo de Eleitor e a CTPS antiga (em caso de 2ª via).

Agendamento para solicitar seguro desemprego – Para solicitar o seguro desemprego, o trabalhador deverá ter em mãos: Requerimento do Seguro Desemprego, Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho, Comprovante de saque do FGTS, Carteira do Trabalho, Carteira de Identidade, Cartão do PIS/PASEP, CPF, 3 últimos contra cheques, comprovante de residência e comprovante de escolaridade. E, em caso de reclamação trabalhista, apresentar Sentença Judicial ou  Homologação do acordo.

O Sine Amazonas ou Posto Central está localizado na avenida Joaquim Nabuco, nº 878, Centro, zona sul, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h, ou nos Postos de Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC).

Roberto Brasil