Abrigos de ônibus da zona Sul recebem nova estrutura

By -

abrigos-onibus-zona-sul-01A espera pelos ônibus do transporte coletivo em oito pontos de parada de bairros da zona Sul agora terá mais comodidade. A Prefeitura de Manaus concluiu esta semana a recuperação de três abrigos, do tipo telha de barro, localizados no bairro Betânia, e iniciou a reforma de outros cinco no bairro Educandos.

Na Betânia, dois abrigos da rua São Benedito e um na avenida Adalberto Vale receberam novas estruturas metálicas em substituição as antigas, que eram de madeira. Os serviços de reparo, executados por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), incluíram ainda novas soldas para reforço dos pilares, troca de telhas, iluminação, pintura, piso e colocação de assentos.

abrigos-onibus-zona-sul-02As obras seguem agora para o bairro Educandos, onde a reforma de cinco abrigos, dois na avenida Leopoldo Peres, um na Presidente Kennedy, e outro na rua Rio Negro já está em andamento.

Para dar mais agilidade aos serviços, as ações foram divididas em quatro lotes, ampliando as frentes de trabalho, que estarão executando simultaneamente.

Os oitos pontos de parada reformados nos bairros Betânia e Educandos fazem parte dos 500 abrigos que serão recuperados na cidade pela prefeitura, conforme programação iniciada no segundo semestre deste ano.

abrigos-onibus-zona-sul-04A reforma deve abranger locais previamente identificados pela Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) em todas as zonas da capital. “A reforma dos 500 abrigos faz parte dos investimentos programados para a melhoria do serviço de transporte público oferecido à população”, afirma o superintendente da SMTU, Pedro Carvalho.

Terminais – O subsecretário de Obras Pública da Seminf, Antônio Nelson, declarou que também já está em fase de conclusão a reforma de 20 terminais de final de linha que se integram ao lote dos 500 abrigos.

abrigos-onibus-zona-sul-03Segundo ele, está previsto, ainda, o início da construção de sete novos terminais pontos em áreas que não existiam. “Além dos 20 reformados, vamos construir mais sete em áreas que não tinham nenhuma estrutura. Serão pontos com áreas para abrigar passageiro, além dos motoristas e cobradores que ganharão um espaço para o período de descanso”, disse.

Novos abrigos – Além da recuperação das 500 paradas de ônibus, a Prefeitura de Manaus, deverá fazer a implantação de 200 novos abrigos do tipo telha de barro. O projeto elaborado pela SMTU foi encaminhado à Seminf para ajustes na composição de custos e, posteriormente, ser licitado.

No projeto está previsto a construção de abrigos de dois tamanhos, os do tipo B, com 2,40 x 6 m, e C, com 1,25 x 6m, para atender locais com diferentes áreas disponíveis.

Roberto Brasil