Abrigo Moacyr Alves realiza passeio ao Zoológico do CIGS

By -

dsc01538

Vislumbrar um ambiente ecológico cercado de animais e plantas será um dos diferenciais do passeio mensal realizado pelo Projeto “Madrinhas e Padrinhos de Coração” da Unidade de Acolhimento Institucional Moacyr Alves. O passeio ao zoológico do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) localizado na Av. São Jorge, Zona Oeste de Manaus, acontecerá neste sábado, 16 de janeiro de 2015, a partir das 9h30.

Mais de trinta e cinco (35) crianças e adolescentes com deficiência terão um dia bastante diferente e animado com a oportunidade de ver de perto animais da fauna amazônica, dentre eles: jacaré, onça-pintada, anta, cobras, macacos e outros. Durante o passeio, cada “padrinho” ou “madrinha” do coração acompanhará uma, ou duas crianças, no trajeto pelo local escolhido, ajudando na locomoção e alimentação de seus “filhos adotivos”.

Após o passeio ao zoológico, as crianças participarão no espaço de convivência, de um piquenique organizado especialmente pelas “madrinhas de coração”.

 

Crianças-Abrigo-Moacyr

Os passeios turísticos são realizados em todos os terceiros sábados de cada mês e fazem parte das programações do Projeto “Madrinhas e Padrinhos de Coração”, que desenvolve atividades de voluntariado todos os sábados na instituição, “adotando as crianças e adolescentes por um dia”, concedendo a elas carinho, atenção e amor.

Além dos 200 animais, o zoológico conta ainda com o Aquário Amazônico, a Oca do Conhecimento Ambiental e o Memorial Coronel Jorge Teixeira. No único zoológico militar do mundo, existem exemplares de animais empalhados e ainda peixes conhecidos da região, como o pirarucu. No memorial, itens como armas, fardas e destroços do avião que caiu no Amazonas em 1962 fazem parte do acervo que conta a história da criação do Centro – com o Decreto Presidencial 53.649, de 2 de março de 1964, cujo primeiro comandante foi o Cel. Art. Jorge Teixeira de Oliveira, o ‘Teixeirão’ – e dos guerreiros de selva. 

Mario Dantas