Abin alerta que Brasil pode ser o próximo alvo de ataques do Estado Islâmico

By -

estado_islamico + rio_2016A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) divulgou uma nota confirmando declarações do diretor de contraterrorismo do órgão, Luiz Alberto Sallaberry, dadas ao jornal “O Dia”. Salaberry afirmou que o país pode ser o próximo alvo do maior grupo terrorista em atividade no mundo, o Estado Islâmico.

Segundo a agência, Luiz Alberto Sallaberry alertou sobre ameaças terroristas aos Jogos Olímpicos Rio 2016. O diretor relatou que a ABIN já havia confirmado, em novembro de 2015, a autenticidade do perfil do Twitter em que o francês Maxime Hauchard, integrante do Estado Islâmico, afirma que o Brasil seria o próximo alvo.

O diretor também informou que “a probabilidade do país ser alvo de ataques terroristas foi elevada nos últimos meses, devido aos recentes eventos terroristas ocorridos em outros países e ao aumento do número de adesões de nacionais brasileiros à ideologia do Estado Islâmico”.

Sallaberry ainda listou ações executadas pela Abin para evitar possíveis ataques, como intercâmbio de informações com serviços estrangeiros, capacitação de profissionais de setores estratégicos e trabalhos com órgãos integrantes do Sistema Brasileiro de Inteligência (SISBIN), em especial com os eixos de Segurança Pública e Defesa.

(Com Agência O Globo)

Roberto Brasil