Abertura da 2ª edição dos Jogos Universitários da UEA acontece na quarta (1º)

By -

JUNIUEA-1A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) realizará, nesta quarta-feira (1º), a abertura da segunda edição dos Jogos Universitários da UEA (JUNIUEA). A solenidade será realizada às 19h na Arena Amadeu Teixeira. A competição ocorrerá entre os dias 1º e 10 de julho, em Manaus, e reunirá cerca de 1500 acadêmicos de 19 municípios do Amazonas. As atividades são coordenadas por acadêmicos dos cursos de Educação Física, Medicina, Odontologia, Enfermagem e Engenharia de Controle e Automação.

“A comissão organizadora do JUNIUEA avaliou os erros cometidos na primeira edição para, neste ano, aperfeiçoarmos a competição. O nosso objetivo, além de proporcionar saúde e bem-estar, é promover um movimento social mais forte entre capital interior”, disse o reitor da UEA, Cleinaldo Costa.

O JUNIUEA será dividido entre 19 modalidades, além de 22 provas de atletismo. As atividades serão realizadas na Fundação Vila Olímpica, Ginásio Renê Monteiro, Estádio da Colina: Ismael Benigno, Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA) e Escola Superior de Tecnologia (EST). Além das modalidades como Futebol, Natação, Atletismo e Voleibol, neste ano, a competição terá outros esportes como Tênis de Mesa e Jiu-Jitsu.

JUNIUEA-3Dos cerca de 1500 alunos que participarão das competições, aproximadamente 500 são do interior do Estado. Os universitários das unidades do interior terão as despesas de alimentação, acomodação e transporte custeadas pela instituição. 

“Embora os jogos sejam uma competição, também é um momento de fazer amizades, rever amigos, aprender a respeitar as regras do jogo, uma conquista que também vale para a vida pessoal e profissional”, disse o coordenador do curso de Educação Física, Jeferson Jurema. 

CORRIDA RÚSTICA E PASSEIO CICLÍSTICO
No dia 11 de julho, a partir das 7h30, será realizada a Corrida Rústica. O percurso é de 5 km e será realizado a Vila Olímpica. O Passeio Ciclístico, que será realizado no dia 5 de julho, terá um percurso de 12 km e sairá da Vila Olímpica até o Complexo Turístico da Ponta negra. 

JUNIUEA-2ENCERRAMENTO
O encerramento do 2º JUNIUEA acontecerá, às 19h do dia 10 de julho, no Estádio da Colina: Ismael Benigno com a final do futebol. Durante a solenidade, será realizada a premiação dos campeões com a entrega de troféus e medalhas, além do premio da melhor torcida.

HOMENAGEADOS
Na primeira edição o JUNIUEA homenageou o ex-reitor da UEA, Carlos Eduardo de Souza Gonçalves. Neste ano, serão homenageados o ex-presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Roberto Gesta de Melo e o membro da Seleção Brasileira de Natação, Alfredo Jacaúna.

Roberto Brasil