Abdala Fraxe quer concluir instalação das CDCs no interior do Amazonas em outubro

By -
“Estamos partindo agora para outra etapa de luta que é a criação dos Procons Municipais", frisou Abdala Fraxe

“Estamos partindo agora para outra etapa de luta que é a criação dos Procons Municipais”, frisou Abdala Fraxe

O presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Amazonas (CDC-Aleam), deputado Abdala Fraxe (PTN), informou que o acordo de cooperação técnica com os municípios do interior do Amazonas está caminhando dentro do que foi estabelecido pela CDL e deve ter seus trabalhos concluídos, provavelmente, no mês de outubro. “Hoje, somente os municípios de Parintins, Careiro da Várzea, Rio Preto da Eva, Coari, Jutaí, Tonantins e Amaturá (sete no total) ainda não foram visitados para a instalação das Comissões em suas respectivas Câmaras Municipais”, afirmou.

Abdala Fraxe destacou que já foram feitas, até este mês de setembro, a instalação de 54 comissões nas Câmaras municipais, sendo que dessas, 30 já estiveram aqui em Manaus para a realização de treinamentos, a fim de que a rede de proteção ao consumidor atue de forma eficaz em todos os municípios do Estado. “Estamos partindo agora para outra etapa de luta que é a criação dos Procons Municipais, uma iniciativa exclusiva dos prefeitos, com o objetivo de dinamizar e orientar o consumidor na defesa de seus direitos”, observou o deputado.

Ainda de acordo com o parlamentar, desses 54 municípios onde 30 já estão com as Comissões instaladas e funcionando, 25 estão realizando trabalho de qualificação e treinamento na sala de reuniões da Comissão de Defesa do Consumidor da Aleam. “Uma das etapas para a instalação dessas comissões é exatamente esse treinamento que é feito aqui nas dependências da Assembleia Legislativa. Até o final de outubro queremos estar terminando as visitas de instalação das Comissões em todos os 61 municípios do interior”, afirmou o deputado.

Abdala assinalou ainda que o processo de treinamento também será efetivado junto aos Procons municipais. Os municípios que já estão com as Comissões de Defesa do Consumidor instaladas na câmaras municipais são, pela ordem:

 

01- Alvarães
02 – Anamã
03 – Anori
04 – Apuí
05 – Atalaia do Norte
06 – Autazes
07 – Barcelos
08 – Barreirinha
09 – Benjamin Constant
10 – Beruri
11 – Boa Vista do Ramos
12 – Boca do Acre
13 – Borba
14 – Caapiranga
15 – Canutama
16 – Carauari
17 – Careiro
18 – Codajás
19 – Eirunepé
20 – Envira
21 – Fonte Boa
22 – Guajará
23 – Humaitá
24 – Ipixuna
25 – Iranduba
26 – Itacoatiara
27 – Itamarati
28 – Itapiranga
29 – Japurá
30 – Juruá
31 – Lábrea
32 – Manacapuru
33 – Manaquiri
34 – Manaus
35 – Manicoré
36 – Maraã
37 – Maués
38 – Nhamundá
39 – Nova Olinda do Norte
40- Novo Airão
41 – Novo Aripuanã
42 – Pauini
43 – Presidente Figueiredo
44 – Santa Isabel do Rio Negro
45 – Santo Antônio do Içá
46 – São Gabriel da Cachoeira
47 – São Paulo de Olivença
48 – São Sebastião do Uatumã
49 – Silves
50 – Tabatinga
51 – Tapauá
52 – Tefé
53 – Uarini
54 – Urucará
55 – Urucurituba

Roberto Brasil