Abdala Fraxe destaca importância do parlamento jovem para despertar respeito pelo processo democrático

By -

Na sessão de abertura e comemoração dos 10 anos do Programa Parlamento Jovem, realizada na manhã de hoje, o deputado estadual, Abdala Fraxe, presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), destacou a importância do programa para despertar nos jovens parlamentares o respeito pela política e pelo processo democrático como um todo.

O presidente ressaltou que todas as etapas desenvolvidas no programa, que vão desde as palestras em fase preparatória até a vivência da jornada parlamentar, incluindo escolha da Mesa Diretora, criação de Projetos de Lei e votação em plenário, farão os jovens, de faixa etária entre 15 e 16 anos, perceberem a influência da política na sua vida, no seu bairro, na sua cidade e no seu Estado.

“A gente sabe que existe vários motivos para que a população esteja decepcionada com a classe política, mas mostrar para os jovens a importância desse segmento é criar uma massa crítica para que as próximas gerações de políticos sejam cobradas de maneira mais firme por eles. Quem sabe daqui uns anos sejam esses jovens parlamentares os nossos representantes”, completou.

Para o estudante, Abraão Nogueira, jovem parlamentar “afilhado” do presidente da Aleam, nesse cenário de instabilidade política que vive o país é que se torna indispensável à conscientização do jovem em relação à política, para que no futuro não se cometam os mesmos erros vistos atualmente.

O Programa Parlamento Jovem foi criado pelo ex-deputado Wallace Souza e instituído, em 2008, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Ensino (Seduc). Este ano, o programa realiza a sua a 10ª legislatura nesta Casa Legislativa.

Mario Dantas