Abdala Fraxe denuncia descaso do gestor da Sesai de Tefé com as comunidades indígenas

By -

liderancasindigenas

O deputado estadual Abdala Fraxe (PTN), denunciou, hoje, na tribuna da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), o descaso enfrentado pelos indígenas das etnias Kambeba, Ticuna, Kokama das aldeias Barreira de Cima, Barreira do Meio, Barreira de Baixo e Betel, localizadas no município de Tefé (a 523 quilômetros de Manaus).

Ontem, lideranças indígenas procuraram o parlamentar para denunciar a atuação do coordenador da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) do Médio Solimões e Afluentes, Narciso Cardoso Barbosa. Segundo o deputado, as lideranças relataram que o atual gestor está prejudicando as comunidades, se preocupando em fazer campanha política para o Partido Trabalhista (PT) na Sesai de Tefé, ao invés de resolver os pleitos dos indígenas.

“Existem projetos do governo federal, como a instalação de banheiros nas comunidades, que estão atrasados, porque, de acordo com as lideranças, o coordenador está atravancando do ponto de vista burocrático. Além de tratar os indígenas com falta de educação, dizendo que ‘quem manda na Sesai é ele e quem quiser tem que se ajustar ao seu poder, porque a caneta está em suas mãos’, típico do comportamento da turma do PT que atrasou o país por 13 anos”, ressaltou o deputado, ao destacar que o coordenador ainda faz parte dos petistas que ainda não foram demitidos pelo governo do atual presidente, Michel Temer.

Fraxe informou, ainda, que irá enviar a denúncia para a Sesai em Manaus e em Brasília para que sejam tomadas as providências necessárias, no sentido de substituir a atual coordenação para dar andamento às demandas dos povos indígenas do município de Tefé.

Mario Dantas