A temporada de pesca começa em Barcelos

By -

P1050738

Neste próximo (03) de setembro começa em Barcelos a temporada de pesca, já tudo esta quase pronta, a população espera turistas franceses, americanos, holandeses e ingleses, esta atividade é realizada pelo esforço de algumas pessoas do lugar e o ‘tucunare’ é o peixe almejado.  O Festival do Peixe Ornamental é outra atração para o turismo pouca apoiada pelas autoridades municipais e estaduais.

João Jose das Mercês Filho

“As atividades turísticas em Barcelos são muito importantes porque com elas a população consegue gerar alguma renda, lamentavelmente pela falta de apoio dos governantes tem regredido assim como tudo aqui em Barcelos. Não tem nada concreto que garante estas atividades para desenvolver o turismo, todos os candidatos têm propostas, mas falta saber se irão cumprir, os turistas vem pelo tucunaré, este peixe de 10 kg, 08 kg que só têm aqui, eles são fanáticos da pesca e chegam por conta disso, porque aqui não tem hotéis, restaurantes e outros para o turista”, salientou Aldemir  Reis dos Santos.

P1050742

Segundo varias pessoas do lugar a taxa cobrada durante esta temporada também ninguém sabe para onde vai e os turistas o fanáticos da pesca que chegam todo ano observam isto assim como todos, porque não melhora em nada esta atividade turística, não contam com apoio de ninguém a não ser dos próprios habitantes do lugar, a população que é guerreira e faz acontecer ate em 15 dias o evento, porque se fosse esperar pelo Prefeito não tem nada.

A cidade do Peixe Ornamental

O Festival do Peixe Ornamental acontece nos mês de janeiro com a disputa do Cardinal e Acará Disco e a população disputa a preferência de cada um, um aquário na orla da cidade mostra a beleza e variedade de peixes do lugar e segundo o comerciante João Jose de Mercê filho, mais conhecido como José Abade que mora há 65 anos em Barcelos “o Festival é uma festa muito bonita, apresentam danças com musicas próprias, chegam turistas do Brasil inteiro e do exterior, Barcelos é um povo hospitaleiro e as pessoas gostam do seus paisagens, da comida e seus produtos regionais”.

P1050751

Valcideiagas Gomes de Andrade destacou o Festival do Peixe Ornamental como outra atividade de importância turística e disse: “a festa é linda, tem dança e a disputa dos peixes Cardinali (azul e vermelho) e acarajé (amarelo e preto), atrai muita gente, suas cores são brilhantes. Tem rainha, caboclo, porta estandarte e índios guerreiros, Barcelos é tranquila e as pessoas geram alguma renda nestes eventos que chegam os turistas. (Mercedes Guzmán)

Mario Dantas