_Audiência Pública para discutir reestruturação da saúde do Estado na Comissão de Direitos Humanos da Aleam

By -
Dep. José Ricardo

Dep. José Ricardo

Às 9h da próxima segunda-feira (30), será realizada Audiência Pública para debater a reestruturação da saúde do Estado e a situação dos profissionais dessa área. A autoria do debate é do deputado José Ricardo Wendling (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Legislação Participativa da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam), e acontece no auditório Belarmino Lins, com a convocação do secretário de Estado da Saúde (Susam).

Para José Ricardo, é preciso cobrar soluções urgentes frente a essa nova realidade de atendimento nos hospitais, com fechamento de unidades importantes, como Centros de Atenção Integrais à Criança (Caics), Centros de Atenção Integrais à Melhor Idade (Caimis) e Serviços de Pronto-Atendimento (SPAs), já que a população é quem vai ser penalizada. “Nesse momento de crise, o Governo do Estado deveria acabar com aditivos milionários de obras, combater a sonegação fiscal e cobrar de quem não paga imposto. Sobraria muito dinheiro para manter a saúde pública, que já estava dramática e ficará ainda pior com toda essa mudança”.

Já que a Assembleia Legislativa silenciou frente a esses problemas na saúde, denunciou o parlamentar, referindo-se à Comissão de Saúde da Aleam, que esteve omissa diante da sua solicitação, há quase três meses, de realizar essa Audiência Pública, e à Mesa Diretora da Aleam, que engavetou a sua solicitação de convocar o secretário de Saúde, desde o dia 4 de fevereiro deste ano, ele irá realizar essa Audiência Pública na Comissão de Direitos Humanos. “Saúde é um direito humano fundamental, garantido pela Constituição Federal. Se a maioria dos parlamentares, que foram eleitos para representar o povo, não quer debater esse assunto, vamos fazer na nossa Comissão”, afirmou, que também questionará o secretário sobre a situação dos profissionais da área, alguns com salários atrasados e com “corte” nos tickets de alimentação, além de cobrar uma solução quanto aos concursados da Susam.

Dentre os convidados para Audiência Pública, estão: Secretaria de Estado da Saúde (Susam), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Defensoria Pública do Estado (DPE), Ministério Público do Estado (MPE), Conselhos Estadual e Municipal de Saúde, além da população usuária do sistema público de saúde do Amazonas.
>

Mario Dantas