Mais de 60 grupos folclóricos disputam a categoria Prata no 60º Festival Folclórico do Amazonas

By -

David Batista_festival folclorico (1)

Neste domingo, 7, a partir das 20h, começa a disputa pela categoria Prata do 60º Festival Folclórico do Amazonas, no Centro Social Urbano (CSU) do Parque Dez, zona Centro-Sul da capital. As apresentações da categoria Prata encerram no dia 14.

A primeira dança folclórica a se apresentar será a Dança Nordestina “Bandoleiros do Sertão”, seguida pela Quadrilha Tradicional “Explosão na Folia” e a Quadrilha Duelo “Os Intocáveis na Roça”. Às 21h45 será a vez da Ciranda “Encanto Cirandeiro”, da Quadrilha Tradicional “Explosão na Roça” e “Cacetinho Kamayurá” se apresentarem.

David Batista_festival folclorico (2)

Às 23h30, o encerramento do Festival, ficará por conta do Boi-bumbá Regional “Mina de Ouro”, que comandará a festa até às 0h15 e da Quadrilha Tradicional “Nhô Chico Junino” que se apresentará até às 0h45.

Segundo Mácio Miquiles, representante do grupo de Ciranda Encanto Cirandeiro, o enredo da dança será em torno do sonho de uma criança em uma linda casa de bonecos. O grupo é composto por 60 integrantes, foi fundado em 17 de setembro de 2000 e está comemorando 16 anos este ano.

David Batista_festival folclórico

“O grupo surgiu a partir da necessidade de congregarmos os brincantes e simpatizantes dos bairros adjacentes”, explicou Miquiles.

Categoria Prata

No total, 63 grupos integram a categoria Prata do 60° Festival Folclórico do Amazonas que recebe apoio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

Mario Dantas