7ª edição “Doutores das Águas” leva saúde e cidadania às comunidades ribeirinhas isoladas da Amazônia

By -

A Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) Doutores das Águas, que realiza anualmente atendimento médico, odontológico e psicossocial e educação recreativa em comunidades ribeirinhas isoladas na Amazônia, chega este ano a sua sétima edição, numa viagem de 16 dias que iniciou neste sábado (1) e vai até o próximo dia 16 de abril, para 18 áreas da região, a bordo de um barco equipado com consultórios, sala de exames e farmácia, contando ainda com 40 voluntários, cinco médicos e cinco dentistas, além de um grupo de apoio e de assistência psicossocial. 

Cerca de 2 mil ribeirinhos serão atendidos este ano pelo projeto, que é mantido por parcerias com a iniciativa privada e por doações de pessoas físicas. Objetivo: melhorar a qualidade de vida e da curva de crescimento das crianças, por meio do acompanhamento constante da população local. 

A missão foi iniciada em 2011 e desde então, a cada nova expedição, é reafirmado o compromisso com a população atendida e a certeza da manutenção permanente do projeto. Os atendimentos médicos são nas seguintes especialidades: clínica geral, pediatria, ginecologia, dermatologia. Já na área da odontologia, além da recuperação dentárias, farão ainda doação de próteses. 

De acordo com os organizadores e voluntários, o projeto também tem a finalidade de implementar atividades educacionais relacionadas com práticas de higiene e saúde ambiental, melhorando a auto estima dessas populações; atuar em regiões que não são alcançadas pelo poder público ou outras instituições; manter a consistência do atendimento, regressando às comunidades para que seja possível acompanhá-las; aproveitar integralmente e com seriedade os recursos oferecidos por seus patrocinadores; e manter total independência de entidades públicas e religiosas. 

O BARCO

O projeto conta desde 2015 com um barco ambulatório projetado especialmente para atender às necessidades das atividades, a fim de dinamizar os atendimentos e expandir o número de beneficiados. 

Ele foi construído por meio do apoio de doadores do setor privado e é equipado com quatro consultórios odontológicos completos, com cadeiras e raio x, esterilizador, quatro consultórios médicos, sala de pequenas cirurgias, farmácia, refeitório, cozinha, acomodações para funcionários, 8 suítes com capacidade para até 32 voluntários e área de lazer. 

COMO DOAR

Qualquer cidadão pode contribuir com essa expedição, ajudando a população ribeirinha. Seja um doador e faça parte dessa navegação solidária. Para mais informações, entre no portal da entidade (www.doutoresdasaguas.org.br/doacoes)  ou pelo e-mail: contato@doutoresdasaguas.org.br. 

ROTEIRO DOUTORES DAS ÀGUAS VII – 2017

31/03 – sexta – Chegada em Manaus da primeira equipe, transfer terrestre até Novo Airão, navegação, apresentação da equipe e funções.
01/04 – sábado – Comunidade Remanso/Panacarica/Floresta
02/04 – domingo – Comunidade Cachoeirinha
03 /04 – segunda – Comunidade Canauini
04/04 – terça – Comunidade Terra Preta/Lago Grande
05/04 – quarta – Comunidade Tanauau
06/04 – quinta – Comunidade Itaquera/Samauma/Xixiau
07/04 – sexta – Retorno da primeira equipe

08/04 – sábado – Chegada da segunda equipe, navegação.
09/04 – domingo – Navegação, apresentação da equipe e funções.
10/04 – segunda – Comunidade Bom Jardim/Apui
11/04 – terça – Comunidade Niteroi/Malocão/Santo Antonio/Cobras
12/04 – quarta – Comunidade Ariquemes/Munguba
13/04 – quinta – Comunidade Arara/Piquiá/Centenário
14/04 – sexta – Comunidade Arara/Piquiá/Centenário
15/04 – sábado – Navegação
16/04 – domingo – Navegação, chegada em Manaus

Roberto Brasil