5º Mutirão de Cirurgia de Catarata em Manicoré com tecnologia de ponta realiza 70 procedimentos cirúrgicos

By -

manicore-mutirao-cirurgia-catarata-3Em Manicoré foi realizado nos dias 19 e 20, o 5º Mutirão de Cirurgia de Catarata 2015. O programa Amazonas Saúde Itinerante do Governo do Estado é realizado em parceria com a Prefeitura Municipal e conta com a organização do Hospital Regional Dr. Hamilton Cidade e da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA).

manicore-mutirao-cirurgia-catarata-1De acordo com o Diretor do Hospital em Manicoré Isaque Dantas, já são 3 anos que o Médico Oftalmologista Dr. João Neto e sua equipe vem ao município e pela quinta vez ele realiza esse trabalho. O programa é coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde (SUSAM) e segue a política de atenção à saúde do governador José Melo que vem dando continuidade do trabalho implantado pelo ex-governador Omar Aziz.

Só nestes dois dias 120 pessoas foram atendidas e que 70 fizeram os procedimentos cirúrgicos no Hospital da cidade. Um fato que chamou atenção neste mutirão foi o senhor Raimundo Pinheiro de 102 anos de idade, morador do bairro do Andaraí que com muita fé se submeteu a fazer a cirurgia de um lado da vista, mesmo sabendo a idade que estava muito avançada já, mas segundo Dr. João Neto, tudo transcorreu normal graças a Deus.

manicore-mutirao-cirurgia-catarata-2O encerramento aconteceu sexta-feira(21),  no auditório do Teatrinho Ana Elizabeth e contou com a presença do Vice-prefeito Paulo Sérgio, do vereador Markson Barbosa, do Secretário de Promoção Social (Semps) Joaquim Ribeiro, do Diretor do Hospital Isaque Dantas, além da participação das pessoas que fizeram a cirurgia que vieram acompanhados de seus familiares. Segundo Dr. João Neto, a cirurgia oferecida gratuitamente pelo governo do estado, se fosse realizada de modo particular, hoje estaria custando nada mais que R$ de 5 a 8 mil reais e que este mesmo procedimento que é feito aqui, também é utilizado no mundo todo.

manicore-mutirao-cirurgia-catarata-4Os procedimentos foram feitos todos através de aparelhos com tecnologia de ponta, usando as técnicas modernas com o padrão das cirurgias que são realizadas em qualquer parte do mundo. O Dr. João Neto responsável pelas cirurgias, falou sobre a importância do uso desse método moderno: “Nós tivemos a oportunidade de realizarmos 70 cirurgias usando técnica moderna, tecnologia de ponta.  Exatamente isso que foi feito aqui. As cirurgias utilizaram apenas um colírio, sem que ninguém levasse agulhada, sendo implantadas lentes sofisticadas sem sutura. Isso tudo empregando uma técnica moderna, permitindo uma recuperação rápida e imediata ao paciente”, disse o Oftalmologista.

Roberto Brasil