58º Festival Folclórico do Amazonas

By -

festival-folclorico-amazonas1Desde ontem (08), o 58º Festival Folclórico do Amazonas está recebendo os grupos da categoria prata como parte da programação oficial do evento. O festival, que ocorre no Centro Cultural dos Povos da Amazônia (CCPA), tem início sempre a partir das 20h com a apresentação de cirandas, quadrilhas e outras danças típicas. Ao todo, cinco grupos se apresentam nesta noite, que tem encerramento previsto para às 0h30.

Os 44 grupos que fazem parte da categoria prata são contemplados pelo edital № 003/2014, o qual credenciou interessados em receber apoio financeiro para o evento. O edital é uma iniciativa da Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultural, Turismo e Eventos (Manauscult), que investiu mais de R$ 2 milhões no festival, com apoio a infraestrutura, incluindo equipamentos de som e iluminação, palco e segurança privada, além do auxílio financeiro aos grupos e bois-bumbás da capital amazonense.

“A realização do festival valoriza o reencontro com as verdadeiras raízes populares por meio das danças tradicionais e o fortalecimento das agremiações populares de difusão do folclore como arte de expressão do povo amazonense”, declarou o diretor-presidente da Manauscult, Bernardo Monteiro de Paula.

festival-folclorico-amazonas2Mostra Folclórica

Outra atração que vai agregar maior diversidade ao evento é a Mostra Folclórica, que será realizada pela Prefeitura de Manaus nos dias 16, 17 e 18 de setembro. A mostra vai reunir 18 grupos que ficaram fora das apresentações principais do festival e serão selecionados pela portaria Nº95/2014, publicada no Diário Oficial do Município (DOM).

Ação social

Além das apresentações na arena, o público também poderá conferir a culinária oferecida na praça de alimentação do centro cultural, que conta com 30 barracas de comidas típicas administradas por instituições filantrópicas que desenvolvem ações de assistência social no Amazonas. A instalação das barracas no evento é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh) e da Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seas). Toda a arrecadação da venda de comidas no festival será revertida às instituições que já estão previamente cadastradas nas duas secretarias.

Confira a programação:

Terça-feira (09/9)

20h às 20h50 – Quadrilha Jaq na Roça
20h55 às 21h45 – Dança Nordestina Bandoleiro do Sertão
21h50 às 22h40 – Ciranda Flor do Ouro Verde
22h45 às 23h35 – Quadrilha Unidos na Roça

Quarta-feira (10/9)

20h às 20h50 – Quadrilha Duelo Em Busca da Paz
20h55 às 21h45 – Ciranda Imperatriz do Norte
21h50 às 22h40 – Quadrilha Manto Azul
22h45 às 23h35 – Dança Nacional Café da Redenção
23h40 às 0h30 – Ciranda Princesinha da Vila

Roberto Brasil