3ª Ação de Cidadania no bairro União da Vitória

By -

P1010693

Da Redação – A Prefeitura de Manaus por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, realizou na manhã deste sábado (22), na Escola Municipal Antônia Medeiros da Silva do bairro União da Vitória, zona oeste de Manaus, a 3ª Ação de Cidadania. Com destaque para os serviços de saúde itinerante e o Bolsa Família, dentre outros, assim como a participação da população foi significativa. Os Programas e instituições que participaram foram Bolsa Família, Sine, Seminf, Smtu, Sehaf, CIEE, Semsa, Semas, Fundação Bradesco e outras.

A Unidade de Saúde itinerante iniciou suas atividades cedo e já havia muitas mulheres aguardando esse serviço, segundo a técnica da unidade Mary Ariana, foram realizados 25 exames de ultra sonografia e 25 de mamografia ¨as pessoas tem um certo medo de fazer o exame da mamografia por ser desconfortável, mas e necessário para as mulheres acima de quarenta anos¨.

P1010676

Outro serviço procurado foi para cursos de qualificação e de acordo com a representante do Programa Nacional de Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), Yeda Rodriguez, o trabalho foi para realizar a Pré-matrícula para logo encaminhar a documentação para as unidades que oferecem estas vagas (Senai, SENAC, Ifam e Sena). Os cursos mais procurados são: informática, administração, construção civil, mecânica, corte costura e beleza dentre todos os demais, são cursos de qualificação básica. Os requisitos exigem documentos (CPF, RG, NIS, comprovante de residência e escolaridade) são atendidos a partir dos 16 anos e para os menores, com documento do responsável. Os benefícios são transporte, material didático, lanche e fardamento.

A muda de plantas também foi procurada pelas pessoas e foram entregues 150 exemplares entre frutíferas e ornamental (Cupuaçu, birimbau, Açaí, fruta pão, jaca) segundo o representante da Secretaria do Meio Ambiente (Semas), Elias de Almeida.

P1010680

Criatividade no artesanato – Mais de uma dezena de artesãs apresentaram e venderam seus trabalhos (Bonecas, chaveiros, material de casa na maioria). Uma das artesãs se apresentou e disse ¨ sou Wanda Mendonça trabalho por conta própria, sou artesã e apresentou meu trabalho na forma de produtos de artesanato, em base, as vezes, de materiais recicláveis (caixas de leite, capa de guarda chuva, bandeja de ovos e papelão.

Bolsa Família atendeu mais de mil pessoas – De acordo com a funcionaria da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semash) Fabiana Costa, mil pessoas foram atendidas e registradas no cadastro único para a o Bolsa Familia e explicou que está vinculada a outros programas sociais, mas o tema da habitação e casa própria é as mais procuradas e a que mais contempla, por outro lado a transferência de renda e feita em base à situação sócio econômica e ao cálculo da renda da família pelo Ministério da área. A bolsa universitário também foi oferecida dentre outros serviços. Chamou à atenção para o Curso de qualificação profissional que é oferecido para àquelas pessoas em estado de Vulnerabilidade social, o curso é gratuito e a pessoa ainda recebe vale transporte, além de ser encaminhado para o mercado de trabalho.

P1010699

Os funcionários da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Semif) não tiveram muito trabalho, mas estavam disponibilizados para apresentar projetos como o Pro Mindu (atendimento às pessoas que moram à beira do igarapé) e outros de caráter habitacional (Jorge Teixera). Segundo a funcionaria, Adriana Costa Farias, o Call Center ou Atendimento à comunidade atendeu demandas das pessoas (tapa buraco, drenagem, asfalto, dentre outros)

Valorizar o transporte coletivo – A representante da Secretaria Municipal de Transportes Urbanos (Smtu), Keily Brasil destacou o tema do ´Assento legal´ que trata de orientar e ensinar às crianças e à população em geral a valorizar o transporte coletivo dando preferência nos assentos para pessoas da terceira idade. A campanha educativa faz parte do respeito e prioridade para com os idosos e deficientes. Também orientou a respeito do passe livre dentre outros temas referentes ao comportamento, tanto dos motoristas como dos passageiros./// Texto e Fotos: Mercedes Guzmán

Redação