300 jovens realizam mutirão social em Cacau Pirêra afetada pela seca

By -
seca-cacau-pirera-14Devido a vazante no Rio Negro, o distrito de Cacau Pirêra, do município de Iranduba, AM, vem sofrendo prejuízos econômicos, pois a população ribeirinha depende do comércio em torno do porto com a travessia fluvial de lanchas e da venda de peixes, produtos agrícolas e café regional na feira. Além disso, a população enfrenta a escassez de água potável – devido a descida das águas – e sofre com a fumaça das queimadas em áreas de agropecuária, gerando outros problemas sociais e de saúde púbica.

De acordo com o representante da Cooperativa de Transportes de Passageiros Fluvial de Iranduba Manaus (Cotpafim), Damião Morais declarou: “Sofremos com a seca. Temo que as famílias dos trabalhadores que dependem do porto fiquem desamparadas”. O presidente da Associação dos moradores do Cacau Pirêra, Leonardo Lopes, afirmou que devido a grande seca tudo parou e cada embarcação chega a perder em média R$ 6mil por dia. Por isso a população de Cacau Pirera ficou enfraquecida.
Ação Jovem
Para promover mudanças no cotidiano da comunidade, a inciativa social “Ação Jovem” acontecerá neste domingo, 01 de novembro, nas instalações do Centro de Promoção Humana do Cacau Pirêra, localizada na rua do comércio em frente ao Corpo de Bombeiros, das 8h às 15h. Serão cerca de 25 profissionais e 300 jovens voluntários entre 16 a 36 anos que levarão as famílias carentes atendimentos gratuitos de saúde, social, educativo, jurídico e religioso.
seca-cacau-pirera-15Simultaneamente ocorrerão ações sociais como: atendimento médico com profissionais nas áreas de clínico geral, cardiologia, ginecologia, pediatria, neurologia, além de outros profissionais em  psicologia, odontologia, nutrição, em prótese e outros; palestras socioeducativas sobre saúde e saneamento, com o apoio do Ministério do Meio Ambiente; atividades recreativas para as crianças com pedagogos; apresentação de Fanfarra; será montada a Farmácia Comunitária com a entrega gratuita de remédios básicos; aferição de pressão e dosagem de glicose com uma equipe de enfermeiros; atendimento jurídico com advogados; atendimento espiritual e aconselhamento familiar com líderes religiosos.
O mutirão social será organizado pela Igreja Adventista do Sétimo Dia, que visa oferecer qualidade de vida, informação e apoio as famílias da comunidade de Cacau Pirêra.

Roberto Brasil