30 alunos da UEA participarão do Desafio Universitário de Nautimodelismo 2015

By -
DSC_9200

A competição reunirá 220 alunos de diversas universidades do país e o objetivo dos acadêmicos da UEA é ganhar o prêmio como melhor projeto

Trinta acadêmicos da Escola Superior de Tecnologia (EST), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), estão nos últimos preparativos para finalizar a construção de um rebocador, em escala reduzida, para a participação da UEA no Desafio Universitário de Nautimodelismo (DUNA) 2015. Os alunos são divididos em três equipes: Jaraqui 1, Jaraqui 2 e Capitão Amazonas. Na edição de 2014 do DUNA, a equipe Jaraqui foi campeã na categoria Projeto.

A competição reunirá 220 alunos de diversas universidades do país, entre elas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FURG), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade Federal do Pará (UFPA). O objetivo dos acadêmicos da UEA é levar o nome da instituição, além de adquirir experiência atuando na área, por meio da troca de conhecimento com outros alunos e profissionais do mesmo ramo de atuação.

Neste ano, a equipe Jaraqui se dividiu e incorporou novos universitários. ‘Esperamos ganhar novamente como o melhor projeto, por essa razão, estamos buscando inovar. A embarcação está sendo feita com madeira da região e no acabamento vamos utilizar fibras de juta’, disse Nadson Cavalcante, capitão da equipe Jaraqui 2.

De acordo com o capitão da equipe, o objetivo é aplicar o conhecimento adquirido na sala de aula, entre eles, o da disciplina hidrodinâmica. ‘Modelamos a hélice num software e depois imprimimos numa impressora 3D, o próximo passo será fundir o material em alumínio ou bronze’, acrescentou o aluno.

DSC_9191As equipes são compostas por Alunos de Engenharia Naval, Civil e Elétrica. A competição será realizada entre os dias 24 e 27 de setembro, em Joinville (SC).

Para o integrante da equipe ‘Capitão Amazonas’, Gelson Carvalho, a expectativa é representar bem a Universidade e garantir a participação nas outras edições do evento. ‘O nosso objetivo é conseguir uma boa posição e conhecer mais sobre o DUNA. Estamos aprendemos muito no processo de construção da embarcação. A nossa ideia é fazer um barco com um peso maior e o nosso casco tem um formato diferente. Esperamos fazer o melhor’, disse Gelson. A embarcação está sendo produzida há mais de quatro meses.

O capitão da equipe ‘Jaraqui 1’ explica que o rebocador está sendo finalizado e está quase pronto para os primeiros testes. ‘Estamos com 70% do rebocador concluído. Começamos os testes na água, alinhamento de motor e no controle remoto. Nos próximos dias iremos colocar massa e fazer alguns ajustes. Em aproximadamente duas semanas já estaremos com a embarcação pronta para competir’, acrescentou.

DSC_9248

 

DUNA

Desafio Universitário de Nautimodelismo é um projeto criado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Campus Joinville, que consiste numa competição universitária inédita no Brasil e de abrangência nacional. O projeto DUNA, mediante a proposta de competição onde os universitários são estimulados a desenvolverem e construírem um modelo funcional, em escala reduzida, de uma embarcação, tem por objetivo fomentar a geração de inovações na área de Engenharia Naval e estimular a interação entre alunos de engenharia, sobretudo, da área naval.

ACADÊMICOS

Capitão Amazonas: Gelson Carvalho, Rodrigo Barbosa, Cláudio Cardozo, Adson Farias, Matheus Magalhães, Orlando Oliveira, Thábita Pêgas, Lukas Santos, Juliana Barros, Daniel Pacífico, Wesley Bandeira e Ronaldo Neto.

Jaraqui 1: Arlen Gomes, Brizamar Muniz, Erick Leonardo, Hauanny Pereira, Jose Adalberto, Lucas Honda, Marcelo Henrique, Paulo Vinicius, Roberta Carvalho e Valéria Sales.

Jaraqui 2: Adria Barroso, Alexandre da Rocha, Carlos Henrique, Jessica de Souza, José Lopes, Matheus Monteiro, Nadson Cavalcante, Reggio Gabriel, Rosa Fernandes e Victor Gabriel.

Áida Fernandes