1º Sarau da Associação dos Escritores do Amazonas

By -

 

P1040721Da Redação – Neste sábado (28), no Salão do Ideal Clube na Av. Eduardo Ribeiro, 937, centro de Manaus, se realizou o 1º Sarau da Associação dos Escritores do Amazonas (ASSEAM), onde autores regionais declamaram suas poesias. Participaram grupos musicais e foram apresentadas as obras do escritor boliviano Juan Mario Guzmán Molina.

O evento contou com apoio da Academia de Letras, Ciências e Artes do Amazonas (ALCEAR), Academia de Ciências Contábeis do Amazonas (ACCA), Academia de Letras do Brasil (ALB), Associação Brasileira de Escritores e Poetas Pan Amazônicos (ABEPPA) e o Instituto Manaós e Formas em Poemas.

P1040751

‘A lenda do amor’ (autor desconhecido) foi declamada por Raimunda Gil Schaelkem, cujo trecho destacado foi: “Era uma vez o amor… o amor morava numa casa assoalhada de estrelas e toda enfeitada de sois. Mas não havia luz na casa do amor, porque a luz é o próprio amor. E uma vez o amor queria uma casa mais linda para si, que estranha mania essa do amor…”.

P1040734

Poetas como Paulo Queiroz, Caetano Antonaim, Raimundo Colares, José Coelho Maciel, Creuza Barbosa, e muitos outros declamaram suas poesias fazendo do evento um encontro enriquecedor da cultura amazonense.

P1040711

“Proliferar a literatura, poesia e artes da cultura. Reunir os escritores para celebrar um novo tempo é fundamental e a participação de outros países como do escritor boliviano que radica há mais de 30 anos no Brasil, no Amazonas enriquece a cultura, ele será o nosso representante na Pan Amazônica e da América Latina”, disse o poeta Paulo Queiroz.

P1040745

O presidente da ASSEAM, Leonardo Missisipi de Souza, disse que o objetivo do evento foi reunir os escritores dos municípios do interior amazonense, do Brasil e dos países da Pan Amazônica. “Quando assumi a Associação foi com o proposito de aproximar os escritores dos poetas, e a sociedade deles e estamos fazendo vários eventos com este fim desde 2015 e no próximo 25 de julho se comemora o dia nacional do escritor e estaremos realizando outro evento, estão todos convidados”, afirmou.

Escritor boliviano apresenta suas obras

P1040705

O Professor e escritor boliviano, Juan Mario Guzmán Molina, com grande experiência na educação popular, trabalhou em vários países e foi merecedor de vários prêmios internacionais da Organização das Nações Unidas, da UNESCO e do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura Brasil (IICA) entre outros, radicando no Brasil (Amazonas) nos últimos trinta e cinco anos.

P1040734Escritor no idioma espanhol Juan Mario Guzmán Molina apresentou os livros: ‘Historias vividas’, ‘Quien mato al Dr. Zegarra’, ‘La búsqueda’,’Juan Filipi Cruz’, ’Amigo mio todo continua igual’,’Misterios em nuestras vidas, ya nada existe’ e ‘Testimonios de una semana dramatica’. (Texto e Fotos: Mercedes Guzmán)

 

Mario Dantas