13ª Semana de Enfermagem reúne acadêmicos e profissionais da área

By -

DSC_3240

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) realizou, na manhã de ontem (12), a abertura da 13ª Semana de Enfermagem com o tema “Contribuição Histórica e Política da Enfermagem’. A abertura foi realizada na Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA), localizada na Avenida Carvalho Leal, nº 177 – Cachoeirinha.

O Diretor da ESA, Darlisom Ferreira, ressaltou que eventos como essa ajudam na formação acadêmica dos universitários. É possível desenvolver uma programação diversificada. Na plenária nós discutimos questões do trabalho, formação, ética e política. Nos minicursos promovemos o desenvolvimento de habilidades mais técnicas. Outro ponto importantes e o resgate da história da profissão nas exposições”, disse. O evento ocorre até esta sexta-feira (13), ESA. em Manaus. O pré-evento acontece no dia 11 de maio.

DSC_3203

A Semana de Enfermagem conta com os eixos: “Ética e História da Enfermagem”, “Enfermagem na Promoção da Saúde da Criança e Adolescente”, “Enfermagem na Promoção da Saúde do Adulto e Idoso”, “Gestão em Saúde e Enfermagem”, “Vigilância em Saúde”, “Educação Popular” e “Política de Saúde e Educação para a Enfermagem”.

“A Semana de Enfermagem da UEA também é uma oportunidade de relembrar toda a história da nossa profissão, como nós vamos caminhando, como já evoluímos dentro da nossa profissão. Apesar da UEA ser uma instituição nova, nós já crescemos muito dentro da enfermagem, especialmente na oferta de cursos de pós-graduação”, disse a Enfermeira e Coordenadora da 13ª Semana de Enfermagem da UEA, Miriam Elenit de Fachin.

DSC_3273

O evento tem o objetivo de comemorar e homenagear a categoria profissional em suas competências e práticas do cuidar na saúde. Durante a 13ª Semana de Enfermagem, acontecerá a socialização de saberes e experiências, bem como divulgação de trabalhos desenvolvidos na área de Enfermagem.

DSC_3294

Ainda prezando pelo acolhimento e valorização dos egressos, ocorrerá o I Encontro de Egressos do Curso de Enfermagem da ESA/UEA ¿ 15 anos, com o objetivo de trazer mais uma vez para dentro do espaço acadêmico, os enfermeiros formados pela UEA.

O evento também visa à integração com os cursos de Medicina, Odontologia, Saúde Coletiva, Biotecnologia, Educação Física e Farmácia, com o compartilhamento de práticas e saberes multidisciplinares. Mais informações, em anexo.

Mario Dantas