12º Festival de Teatro da Amazônia nesta sexta-feira (25)

By -

festival-teatro-amazonas_colagem 02O Teatro Amazonas estará de portas abertas neste feriado, sexta (25), para mais um dia de programação do 12º Festival de Teatro da Amazônia. A mostra Infantojuvenil teve apresentação às 10h, com entrada gratuita, e a mostra Adulta às 20h, com entrada a R$10 (inteira).

A companhia amazonense Arte e Fato (AM) abriu a programação de sexta, às 10h, com a montagem “O Menino por detrás das nuvens”, de autoria de Carlos Augusto Nazareth. O espetáculo fala da reconstrução do circo, tendo um menor aprendiz, como memória imortal, colocando os personagens circenses em ação de ensino-aprendizagem de uma arte passada de geração a geração. O projeto homenageia o patrono palhaço Caraqueinha e o enredo narra a história de um menino que sonha em conhecer o mundo por detrás das nuvens, após perde um dos seus entes queridos num acidente, em meio à profunda solidão descobre outra realidade, o circo.

festival-teatro-amazonas 03A mostra Adulta, exibida às 20h, terá o espetáculo “Mamá”, da Zula Cia. de Teatro (MG). Nesta obra, o grupo dá continuidade à pesquisa do teatro documentário e também do universo feminino e da maternidade. Para a criação do espetáculo, a companhia convidou a diretora de teatro Grace Passô e o dramaturgo Assis Benevenuto para contar as histórias reais relacionadas ao universo materno. A busca destas histórias se deu através de entrevistas e recolhimento de depoimentos através de oficinas em centros culturais da cidade de Belo Horizonte e encontros de mulheres promovidos pelos integrantes.

Festival

Com programação até o próximo dia 28, o 12º FTA é uma idealização da Federação de Teatro do Amazonas (Fetam), com realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, em coprodução com a Companhia Teatral de Ideias, e apoio cultural do Hotel Líder, do Restaurante Barril de Carvalho, Linving Viagem e Casa da Pamonha. 

festival-teatro-amazonas 04Homenageados

O FTA tem dois homenageados nesta 12ª edição: o dramaturgo amazonense Wagner Melo, pioneiro das artes cênicas no Amazonas que em 2015 completou 50 anos de dedicação ao teatro.

Outro artista é o maquiador e ator Theo Correa. “Ele era um grande incentivador do teatro e das artes de um modo geral, e tinha ainda muitos planos para por em prática. Vida que segue nisso que amamos de paixão, que é a nossa arte e a arte de nossos amigos, na eterna labuta por uma obra melhor, cada vez mais sincera”, diz João Fernandes. 

PROGRAMAÇÃO 

12º Festival de Teatro da Amazônia – 2016 

25/03 – Sexta

10 h- O Menino por Detrás das Nuvens   – Arte & Fato

20 h- Mamá – Zula Cia

 26/03 – Sábado

10 h – Vidma, A Menina Tranças – Rimas  Núcleo Caboclinhas

20 h- Otelo Solo – Arnoldo Chaves

27/03 – Domingo

10 h – O Mistério do Sapato Desaparecido    –     Teatro por um Triz

17:30 h- Dragão de Macaparana – Soufflé de Bodó Company

19 h – Balada de Um Palhaço   –       Coletivo Dinossauro de Teatro

 

 

28/03 – Segunda

20 h – Fando e Liz – Atelier 23

Roberto Brasil