12ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é realizada em Manicoré

By -

DSC_0001

Aconteceu no sábado (07) em Manicoré a 12ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) – UEA Portas Abertas 2015. O evento gratuito é aberto ao público em geral e este ano apresenta o tema: “LUZ, CIÊNCIA E VIDA”, baseado na decisão da Assembleia geral das Nações Unidas, que proclamou 2015 como o ano internacional da luz.

FOTO 2

O evento foi realizado no prédio da UEA-AM, Núcleo de Estudos Superiores de Manicoré que fica localizado na Alameda José Cleto de Oliveira no horário de 6:00 as 13:00 horas. Diversas atividades aconteceram neste horário, como por exemplo, logo bem cedo pela manhã a apresentação da turma da 3ª idade que abriu o evento fazendo a demonstração de suas atividades físicas, em seguida aconteceu várias atividades como a oficina de inclusão digital para os idosos interagindo com a informática, depois Palestras com os seguintes temas:

– Gestante: Pré-natal – gestação saudável, Palestrante: Isaque Dantas.

– Sistema Único de Saúde: Saúde Primária e Secundária, Palestrante: Lexisandra Pascoal.

– Queimadas no Município de Manicoré – Palestrante: Antonio Jorge F. Barros.

– Financiamento Público: Estratégia de Desenvolvimento para redução das Desigualdades Sociais e Regionais. Palestrante: Moisés Souza Lucena.

-Apresentação dos Produtos Fisioterápicos. Palestrante: Ir. Maria Graça Ferreira.

DSC_0017

Foi incluído ainda UEA Cidadã, onde contou com os mais diversos atendimentos prestados através de Médicos Clinico Geral, Serviços Odontológicos, Exames como: Preventivos, Glicemia, Teste do HIV, IMC, além de Emissão de RG, Documentos para Identidade, além de Certidão de Nascimento.

O evento é realizado em nível nacional desde 2004 e tem por objetivo aproximar a ciência e tecnologia da população através de eventos que congregam centenas de instituições, a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o país em linguagem acessível à população e por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a comunidade em geral a discutir as implicações sociais da ciência e aprofundar seus conhecimentos sobre o tema.

Em Manicoré a 12ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – UEA Portas Abertas contou com o apoio do Hospital Regional Dr. Hamilton Cidade, Policlínica João P. de Oliveira, Semades, Semsa, Semps (CRAS), Seplancti, e Egressos do Curso de Educação Física da UEA de Manicoré, Governo do Estado, Prefeitura Municipal, Banco do Povo e UEA-AM.

 

Mario Dantas