11ª Feira Tecnológica da Fucapi traz soluções inovadoras para mercado

By -

fucapiCom o tema ‘Soluções inovadoras, grandes desafios’, os alunos da Escola FUCAPI irão apresentar 85 projetos na 11ª Feira Tecnológica deste ano, que ocorre nos dias 30 e 31 de outubro, das 9h às 21h, no campus da instituição, localizado na Avenida Danilo Areosa, 381, portaria 1, blocos A e D – Distrito Industrial. A expectativa de público para este ano é ultrapassar 8 mil visitantes na Feira onde terão a oportunidade de conhecer muitas novidades relacionadas à inovação e tecnologia aplicáveis ao setor produtivo.

Na programação, constam alguns projetos tecnológicos controlados porarduíno, tais como a Impressora 3D, criada por alunos do curso de Eletrônica Digital, e a Cadeira de Rodas Eletrônica controlada pela mesma plataforma de prototipagem que foi projetada pelos estudantes do curso técnico de Automação Industrial.

Por sua vez, a turma de Segurança do Trabalho vai apresentar o App Fast Safety, Aplicativo Mobile para técnicos em segurança do trabalho. Os alunos do curso de Logística elaboraram um modelo logístico de subestações subterrâneas de carga e descarga, além de outros projetos inovadores.

Outra novidade que se destaca deste ano é a primeira participação dos alunos do curso técnico de mecânica da FUCAPI pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Algumas empresas convidadas também participarão desta edição como a Pentop do Brasil que ganhou o Prêmio Finep de Inovação com o produto da ‘Caneta Falante’, bem como a empresa Pra Que Rumo formada por jovens empreendedores que conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas(Fapeam) por meio da Fabriq Aceleradora.

Potencialidades Intelectuais –  Segundo a diretora da Escola Fucapi, Rosanna Lacouth, essa é a oportunidade dos alunos mostrarem para a sociedade o potencial de cada um deles. “Como reconhecimento daremos para os vencedores da Feira troféus para os três primeiros colocados, além da certificação dos alunos envolvidos nos projetos vencedores”, disse a diretora, que afirmou ainda que essa participação poderá enriquecer o currículo do aluno, contribuindo para o diferencial no mercado de trabalho.

De acordo com um dos organizadores da Feira Tecnológica, André Valente, o Estado do Amazonas é extremamente rico em vários aspectos, mas é necessário destacar ainda a riqueza intelectual. “Temos que gerar essa riqueza e transformá-las em oportunidades, e a Feira Tecnológica é uma ação que pode criar essa oportunidade. Nós temos muitos talentos estudando conosco, e se não fosse a Feira, esse talento jamais seria descoberto”, relatou.

A Feira Tecnológica da FUCAPI é um evento com entrada gratuita, aberto para todos os públicos interessados em inovação e tecnologia. Empresas, investidores, empreendedores e estudantes estão todos convidados a visitarem o evento. “É importante destacar que os alunos dos cursos técnicos da FUCAPI se preocupam muito com as deficiências do nosso Estado, e por meio do estudo, da pesquisa e do incentivo à inovação, estes alunos propõem soluções para que tais carências sejam superadas”, frisou o coordenador, André Valente.

Roberto Brasil