116 pessoas morrem assassinadas por dia no Brasil

By -
São 4,8 mortes por hora, a maioria de jovens

São 4,8 mortes por hora, a maioria de jovens

Dados traçados por um novo mapa da violência revelou fatos assustadores no Brasil. Segundo o levantamento, 116 pessoas são assassinadas por dia com arma de fogo – esta é a maior média já registrada em 33 anos pelo estudo, cuja série histórica começa em 1980 e vai até 2012.

De autoria do sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz, o Mapa da Violência 2015 – Mortes Matadas por Armas de Fogo contabilizou mais de 42 mil mortes no ano de 2012; este é o equivalente a impressionantes 4,8 mortes por hora, índice parecido ou superior ao registrado em países em guerra.

Quase 95% dos casos representam homicídios; o restante são acidentes com armas, suicídios ou sem causa determinada. Os jovens são as principais vítimas: quase 25 mil desses mortos tinham idade entre 15 a 29 anos.

“A tradição de impunidade, a lentidão dos processos judiciais e o despreparo do aparato de investigação policial são fatores que se somam para sinalizar à sociedade que a violência é tolerável em determinadas condições, de acordo com quem a pratica, contra quem, de que forma e em que lugar”, diz a pesquisa.

A “farta disponibilidade de armas” também foi apontada como uma das responsáveis pelo resultado alarmante do levantamento. BAND

Roberto Brasil