​Fórum promovido pelo PS Delphina Aziz debate infecções hospitalares

By -
Fórum Infecções (1)
Profissionais e estudantes de Manaus estiveram reunidos na última sexta feira, para debater um grave problema: as infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS), que são adquiridas em estabelecimentos como hospitais e prontos-socorros.
O 1º Fórum de Controle de Infecção Hospitalar foi promovido pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Pronto-Socorro do Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz, unidade da Secretaria Estadual de Saúde (Susam). O fórum ocorreu no auditório da unidade, na Avenida Torquato Tapajós, Zona Norte.

Fórum Infecções (2)

A prevenção de IRAS é um dos pilares da segurança do paciente, explica a infectologista da unidade, doutora Mayla Borba. “É importante ter profissionais conscientes, trabalhando em equipe e sempre atualizados com as normas da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e protocolos institucionais”. O evento visou conscientizar os participantes sobre a importância do controle da infecção hospitalar.

O fórum destacou à aplicação prática de protocolos nacionais e internacionais para prevenção de IRAS. A programação foi composta por palestras e debates com temas sobre o uso racional de antimicrobianos, prevenção de infecção relacionada à assistência a saúde, segurança do paciente, controle de tuberculose no ambiente hospitalar e o enfrentamento da gripe H1N1 no Estado do Amazonas e no ambiente de pronto-socorro. Os palestrantes e debatedores foram os infectologistas e enfermeiros especializados em controle de infecção.
Fórum Infecções (3)
“O evento trouxe uma discussão importante. Visamos aprofundar os conhecimentos de atividades voltadas para o controle de infecções hospitalares, o que beneficiará pacientes internados com práticas assistenciais mais seguras”, relata o diretor administrativo do PS Delphina Aziz, Remídio Vizzotto Júnior.
Participantes
O evento foi gratuito e todas as vagas foram preenchidas. Aproximadamente 200 pessoas passaram pelo fórum voltado para a comunidade científica, que também contou com a participação de outras instituições. “Tivemos uma grande procura por inscrições. Uma semana antes do evento as vagas já estavam esgotadas”, relata a enfermeira do SCIH Erielma Galvão Rocha.
A atividade faz parte da programação de dois anos da inauguração do Pronto-Socorro do Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz, comemorado no dia 27 de junho. O Instituto de Medicina e Desenvolvimento (Imed), Organização Social que administra a unidade, é parceira do evento. Além da ABENGOA, MSD, 3M, Arcos e Singular.

Mario Dantas