​​​​Rotta firma parceria com Defensoria Pública para agilizar causas previdenciárias

By -

editmenor
Mutirão em Manaus vai atender pessoas que enfrentam dificuldades para conseguir aposentar-se

O deputado federal Marcos Rotta (PMDB-AM) e a Defensoria Pública da União no Amazonas (DPU-AM) vão realizar um mutirão para atender pessoas que, mesmo com o direito adquirido de aposentadoria, seja por tempo de contribuição, idade ou doença, não conseguem o benefício.

A decisão ocorreu durante reunião nesta terça-feira (03) no gabinete do deputado na Câmara Federal, entre Rotta e o defensor chefe da DPU-AM, Pedro Rennó Marinho, e a defensora que atua na área Previdenciária, Ana Carolina Guedes.

O parlamentar chamou atenção para a necessidade de ampliar o atendimento às causas relacionadas ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A defensora afirmou que há uma grande demanda reprimida, em função morosidade do INSS e do pequeno quadro de defensores públicos.

045menor

A proposta é envolver também a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Amazonas e a Corregedoria do INSS para fortalecer a iniciativa. “É injusto que uma pessoa que trabalhou a vida inteira e contribuiu para a Previdência Social, no momento em que mais precisa do benefício, não ter o direito resguardado”, criticou o deputado, ao defender o mutirão.

Subsídio – Os defensores buscaram ainda apoio à aprovação do Projeto de Lei 2747/2015, que amplia o subsídio mensal dos profissionais. De acordo com os representantes a DPU-AM, o déficit de defensores em todo o País está relacionado não somente às poucas vagas abertas em concurso, mas aos salários pouco atrativos, quando comparados à outras carreiras voltadas para profissionais do Direito.

Mario Dantas