​​​​​​​​​​​​​​​​Mais de mil alunos da UEA realizam prova do Enade

By -

Mais de mil alunos dos cursos de Engenharias e Licenciaturas da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) participam hoje (26) do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). A prova é voltada para alunos concluintes, ou seja, aqueles que tenham expectativa de conclusão do curso até julho de 2018 ou que tenham cumprido 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso até 31 de agosto de 2017.

A pró-reitora de Ensino de Graduação da UEA, Kelly Christiane Silva de Souza, acompanhou um grupo de alunos e avaliou de forma positiva a preparação da UEA para a prova. “Os cursos têm sido muito bem avaliados. No último resultado, as áreas de saúde foram bem avaliadas com conceito 3 e 4. Agora estamos trabalhando para obter nota máxima nos cursos de engenharias e licenciaturas”, enfatizou.

A subcoordenadora de Qualidade da Escola Superior de Tecnologia (EST/UEA) e professora do curso de Engenharia Elétrica, Ingrid Gadelha, acompanhou os alunos na entrada do exame. Os estudantes estão preparados e comprometidos com o desempenho da UEA. “A turma participou de aulas de revisão e orientação sobre o preenchimento do questionário socioeconômico. Estamos confiantes que vamos conseguir um excelente desempenho no Enade”, explicou.

Revisão – Reunida com os alunos do curso de Engenharia Mecânica, a estudante Érica Ramos da Silva Teixeira, destacou que todos participaram das aulas de revisão ao longo de dois meses. “Tivemos duas aulas por semana de várias matérias que estão no Enade. Espero que a turma toda faça uma boa prova para que o curso da UEA consiga um bom conceito”, enfatizou.

Josilene Monteiro Jefres, finalista do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, destacou que o principal objetivo é “assegurar a maior nota do curso no Enade”, finalizou.

Cursos avaliados – Em Manaus, os cursos da UEA avaliados no Enade são Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia Naval, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Química, Sistemas de Informação, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Os cursos de licenciaturas são Licenciatura em Computação, Pedagogia, Geografia, Matemática, Letras, Ciências Biológicas e Teatro. No interior, os cursos avaliados são de Licenciatura em Pedagogia, Geografia, História, Química, Física, Matemática, Letras, Ciências Biológicas e Licenciatura em Computação. Além do curso de Engenharia Florestal.

Sobre o Enade – A prova avalia o rendimento dos estudantes concluintes de cursos de graduação brasileiros e é também um “termômetro” do nível das instituições de Ensino Superior. O exame é aplicado em todo País, a partir das 13h30, com fechamento dos portões às 13h, horário de Brasília. No Amazonas, por conta do horário de verão, o início ocorre às 11h30, com fechamento dos portões às 11h.

Nesta edição, o Enade vai avaliar os estudantes dos cursos que conferem diploma de bacharel nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia e Sistemas de Informação; dos cursos que conferem diploma de bacharel e licenciatura nas áreas de Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras-Português, Matemática e Química; dos cursos que conferem diploma de licenciatura nas áreas de Artes.

*Com informações da assessoria

Roberto Brasil